FAQ iFIX

FAQ iFIX

1) Quais são as restrições para uso do iFIX em modo DEMO (demonstração)?

A comunicação cliente-servidor (Client – SCADA) não é habilitada e o aplicativo deverá ser iniciado a cada 2 horas. Entretanto, a comunicação SCADA – PLC funciona corretamente.

2) O que significa a falha SCU.ini durante a inicialização do iFIX, após a cópia de um novo projeto?

A cópia de projetos de uma mesma versão ou de versões diferentes do iFIX requer a verificação de alguns campos importantes do SCU (System Configuration Utility): (a) no SCU, em Configure –> Tasks, verifique se as tarefas de inicialização estão apontando para o diretório de instalação correto (máquina atual); (b) em Configure –> Paths, verifique os campos Base e NLS cujo diretório deverá ser o de instalação.

3) Como é feita a instalação do Histórico Clássico do iFIX na versão 5.5?

A partir da versão 5.5 do iFIX, a ferramenta de histórico padrão é o Proficy Historian. A licença do Proficy Historian habilitada (Historian for Scada) permite a configuração do coletor do iFIX para que até 100 tags sejam historiadas. Entretanto, o histórico clássico (HTC) não é instalado automaticamente. Para garantir a compatibilidade com aplicações antigas, onde o histórico clássico do iFIX era utilizado (HTC), deve-se fazer a instalação do HTC manualmente. Segue o procedimento necessário para uso do histórico clássico.
Instalação do HTC após a instalação do iFIX5.5:
a) Coloque o DVD de instalação do iFIX5.5;
b) Localize a pasta \Setup\Proficy\Legacy;
c) Instale o HTC.
Além da instalação, será necessário alterar o modo de histórico do iFIX para que o HTC seja utilizado (Histórico Clássico). Desse modo, localize na pasta de configuração do projeto a pasta LOCAL. Nessa pasta, altere o seguinte campo no arquivo FixUserPreferences.ini:

[Historian] CurrentHistorian=iHistorian
Para:
[Historian] CurrentHistorian=Classic
Caso o sistema operacional seja 64bits, é necessário a instalação do Service Pack1 (SP1) e do SIM para permitir uso do HTC em 64bits. A cópia dessas atualizações poderá ser feita do nosso ftp:
ftp://ftp.automacao.com.br/suporte/iFIX/iFIX5.5/

4) Quais são os nomes de NÓS que deverão ser adicionados no campo RemoteNodes no SCU do iFIX?

Devem ser adicionados apenas os NÓS SCADAS da rede, esses NÓS também devem ser adicionados ao arquivo HOSTS do Windows com seus respectivos IPs.

5) É possível acesso aos dados do iFIX através da Internet?

Sim, é possível acessar dados do iFIX através do Webspace, iClient TS ou RTIP, sendo que cada acesso tem suas particularidades.

6) Após nova instalação do iFIX, a aplicação inicia em modo Demo mesmo com a Hardkey inserida na máquina. O que fazer?

Instalar o driver mais recente da Hardkey (verificar no ftp da Aquarius) e certificar-se de que não há problemas com a porta USB da máquina.

7) Quais pontos devem ser observados durante a atualização da versão do iFIX?

Deve ser verificada a compatibilidade dos drivers de comunicação utilizados na aplicação com a nova versão e sistema operacional; verificar a existência e a compatibilidade de ActiveX ou aplicações de terceiros sendo utilizados na aplicação; alteração dos diretórios da aplicação e/ou instalação no SCU quando necessário; verificar se será necessário o redimensionamento de telas.

8) Por que a estação cliente apresenta @@@@?

Verifique se as Estações SCADA e Cliente estão licenciadas (com hardkey) e se o arquivo de HOST está configurado corretamente.

9) É possível aumentar o período de armazenamento do arquivo de alarme do iFIX?

Sim. O padrão de armazenamento é de 30 dias porém pode ser alterado para até 365 dias, através do arquivo alarm.ini (pasta LOCAL da aplicação).

”10)

não é apresentado no Expression Builder?”]Isso pode ocorrer em caso de atualização de aplicações de versões anteriores. Para solucionar, edite o arquivo FIX.ini na sessão PartnerScada e inclua a linha:
DLL=SYNCLDBA.dll

11) O que fazer para evitar que o iFIX inicie em modo DEMO (demonstração) após ele ser adicionado no Startup do Windows?

Esse comportamento ocorre porque o iFIX inicia antes do sistema operacional fazer a leitura da porta USB e detectar a hardkey. A solução é a adição de um arquivo VBS, no startup do Windows, que irá atrasar a inicialização do iFIX.Veja o exemplo de script:
Dim WshShell, oExec
‘Sleep in msec
WScript.Sleep 150000
Set WshShell = CreateObject(“WScript.Shell”)
Set oExec = WshShell.Exec(“C:\Program Files\Proficy\Proficy iFIX\launch.exe” /sC:\Program Files\Proficy\Proficy iFIX\LOCAL\Curso2.SCU /nCurso2 /lCurso2″)
Set oExec = Nothing
Set WshShell = Nothing

12) Quais são as portas de comunicação utilizadas pelo iFIX?

IP port

product

Version

Usage

Modifiable

53014

iFix

5

PDB synchronization

No

2010

iFix and Fix

All

Node to Node communicaiton

No

491

iFix webspace

IIS or Apache Default IP com port

Yes

14000

Historian

All

Collectors

No

13) Como verifico quais SIM´s estão instalados na máquina com iFix?

Verifique pelo seguinte caminho: Start–> Run –> Open. Digite a linha de comando listsims para acessar a janela de informações.

14) Projetos do iFix abrem em versões diferentes da qual foi criada?

É possível abrir um projeto de uma versão antiga em uma versão mais atual. O inverso não é válido.

15) Por que o arquivo .fbk não está abre?

O arquivo .fbk só funciona na mesma versão na qual foi criado.

16) O que significa o erro “Unable to locate Driver Image Table”?

O arquivo de configuração do driver não está salvo com o nome correto ou/e na pasta correta. O arquivo deve ser salvo na pasta PDB do seu projeto e com o seguinte nome: nomedonó.nomedodriver (Ex: iFIX.OPC, iFIX.MBE, etc).

A Aquarius é referência em tecnologia e serviços para automação industrial, com soluções líderes de mercado e serviços diferenciados, do chão de fábrica ao ambiente corporativo. É a única distribuidora de software da GE Intelligent Platforms, da ACP ThinManager, da Control Station e da M.A.C Solutions no Brasil.